Atividades Regulares e Eventos

Hatha Yoga e Pranayama

By 5 Janeiro, 2019

O Raja Yoga ou Yoga dos 8 membros, proposto por Patanjali, constitui a fundação filosófica do Centro de Yoga de Braga. Os dois primeiros membros, Yamas e Nyamas estabelecem as bases para uma conduta correta. Asana significa a prática de posturas. Pranayama é o controlo da respiração. Em Pratyahara os sentidos desligam dos estímulos exteriores. Dharana é a prática de concentração. Dhyana é o estado de meditação a que as fases anteriores poderão levar a mente. É um estado de quietude perfeita em que a mente se abre à experiência do Samadhi, estado de Libertação, Contemplação, União.
O Hatha Yoga e o Pranayama, praticados neste Centro de Yoga, estão alinhados com o Raja Yoga de Patanjali e, sendo benéficos em si mesmo, são também a base essencial para as etapas mais avançadas – Concentração e Meditação.

Hatha Yoga

É essencialmente uma prática física coordenada com a respiração, em que se procura manter a mente focada no movimento ou nas posturas (asana), na respiração e nas sensações corporais.  O trabalho corporal é baseado em posturas milenares, acessíveis a todos os praticantes, que fortificam, flexibilizam e equilibram o corpo, a energia e a mente.
A prática regular de Hatha Yoga conduz a um estado de relaxamento e de paz interior. Desenvolve a consciência e prepara o praticante para a meditação.

Pranayama

Segundo Patanjali, pranayama é o quarto dos 8 degraus para a Paz e a Libertação do caminho do Yoga. Fornece uma ponte vital entre o corpo e a mente: controlando a respiração, pode-se controlar a mente. Quando seguimos a respiração, a mente é atraída para as actividades da respiração, o que nos prepara para a quietude da meditação.
A palavra pranayama é composta por duas raízes: prana e ayama. Prana é a ‘energia vital’, a força que está presente em todas as coisas, animadas e inanimadas. Yama mais que ‘controlo’ significa ‘expansão’ ou ‘extensão’. Assim, pranayama é a ‘extensão ou expansão da dimensão do prana’, o método para que a força vital possa ser activada e regulada permitindo ao praticante ultrapassar as limitações normais, e atingir um estado superior de energia.